TEMÁTICA
Descrição de Castelos, Palácios, Museus e Monumentos erguidos pelo homem em várias partes do mundo.

13 de set. de 2018

CATEDRAL DE SÃO BASÍLIO - INTERIOR - Moscou - Russia

Conhecendo a Basilica por dentro

CATEDRAL DE SÃO  BASÍLIO

A Catedral de São Basílio (em russo: Собор Василия Блаженногo/Sobor Vasiliya Blazhennogo), é uma catedral ortodoxa russa erguida na Praça Vermelha em Moscou, Rússia, entre 1555 e 1561. Construída sob a ordem de Ivã IV da Rússia, para comemorar a captura de Kazan e Astracã, marca o centro geométrico da cidade e o centro do seu crescimento, desde o século XIV. 
Foi o edifício mais alto de Moscou até a conclusão do Campanário de Ivã, o Grande, em 1600. O edifício original, conhecido como "Igreja da Trindade" e depois de "Catedral da Trindade", continha oito igrejas laterais dispostas ao redor do edifício central; a décima igreja foi erguida em 1588 sobre o túmulo do santo conhecido como Vasily (Basílio).



Nos séculos XVI e XVII a catedral, considerada o símbolo terreno da "Cidade Celestial", era popularmente conhecida como "Jerusalém" e serviu como uma alegoria ao Templo de Jerusalém no desfile de Domingo de Ramos com a presença do Patriarca de Moscou e do czar. O projeto do edifício, em forma de chama de uma fogueira subindo ao céu, não tem análogos no domínio da arquitetura russa: "É como nenhum outro edifício russo. Nada semelhante pode ser encontrado no milênio inteiro da tradição bizantina, do século V ao XV  (um estranhamento que surpreende pela sua imprevisibilidade, complexidade e beleza) A catedral antecipou o clímax da arquitetura nacional da Rússia no século XVII.


 A Catedral foi considerada como a edificação mais alta de Moscou, até que o Tzar Boris Godunov, ordenou a construção do Campanário de Ivã, que fica dentro do Kremlin e ficou pronto em 1600. Ao longo dos anos a Catedral de São Basílio correu risco iminente de ser destruída. Além dos diversos incêndios pelos quais passou, a Catedral quase foi destruída por duas vezes. A primeira vez foi quando os franceses, comandados por Napoleão, tiveram que recuar e na fuga, com ordens de Napoleão, tentaram explodir a igreja, mas não obtiveram exito. A segunda vez foi quando, após a revolução, os soviéticos queriam eliminar o simbolo de poder da igreja e também abrir mais espaço para exibir o poderio militar nos desfiles na Praça Vermelha. Por muito pouco não colocaram a baixo a igreja que fica em pleno coração de Moscou. Por sorte, os soviéticos mudaram de ideia e transformara a igreja em um museu. Se a Catedral sobreviveu, seus sinos não tiveram a mesma sorte. Em 1929, os soviéticos ordenaram que os sinos de bronze fossem derretidos para outros fins e dos diversos sinos que a Catedral tinha, só um não foi derretido. No início dos anos 90, a Catedral de São de Basílio voltou a ser usada para fins religiosos (ao mesmo tempo funciona como uma filial do Museu Histórico do Estado). 




A catedral tem operado como uma divisão do Museu Histórico do Estado desde 1928. Foi completamente secularizada em 1929 e, em 2010, continuou a ser uma propriedade federal da Federação Russa. A catedral é parte do Kremlin e da Praça Vermelha, Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1990.



O conceito inicial era construir um grupo de capelas, cada uma dedicada a cada um dos santos em cujo dia o Czar ganhou uma batalha, mas a construção de uma torre central unifica estes espaços em uma só catedral as 8 capelas.  A lenda fala que o Czar Ivan deixou cego o arquitecto Postnik Yakovlev, para evitar que construísse uma construção mais magnífica para mais alguém. A Catedral de São Basílio não deve ser confundida com o Kremlin de Moscovo, que está situado na Praça Vermelha, mesmo local onde a Catedral de São Basílio está situada

Fontes
 http://www.demochilaecaneca.com.br/catedral-de-sao-basilio-a-igreja-mais-bonita-do-mundo/ https://www.lauralamas.com/2017/10/4-dias-em-moscou-russia.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_S%C3%A3o_Bas%C3%ADlio
Formatação: Helio Rubiales


Coral

Nenhum comentário:

Postar um comentário